Zona de identificação
Identificador
Forma autorizada do nome
Forma(s) paralela(s) de nome
Outra(s) forma(s) de nome
Tipo
Zona de contacto
Área de descrição
Histórico
O Arquivo Geral da Seção Judiciária do Rio de Janeiro funciona em um antigo prédio da década de 1920, no bairro de São Cristóvão, originalmente construído para abrigar uma fábrica de perfumes e adquirido por meio de cessão no final da década de 1960. O prédio é divido em dez salões e possui 9.175 m², utilizados para o armazenamento do acervo, com capacidade total para 44 km lineares de documentos.
Contexto cultural e geográfico
Mandatos/Fontes de autoridade
Estrutura administrativa
Políticas de captura e gestão de documentos
Prédios
Antiga fábrica de cosméticos Beija-Flor, que produzia os sabonetes Vale quanto pesa, Trio Maravilhoso Regina dentre outros.
Acervos documentais
O acervo, especializado na área judiciária, é composto de processos judiciais, de competência federal, e por documentos administrativos produzidos pela Seção Judiciária do Rio de Janeiro. O acervo permanente identificado até o momento engloba cerca de 85.700 volumes de processos e os documentos mais antigos já catalogados datam do ano de 1866.
O acervo histórico reúne atualmente cerca de 240 mil processos judiciais oriundos da Justiça Federal, desde sua criação, em 1890, até 1973, dos quais aproximadamente 43 mil já estão disponibilizados para consulta em base de dados.
Instrumentos de pesquisa, guias e publicações
Área de acesso
Horário de funcionamento
Condição de acesso e uso
Acessibilidade
Área de serviços
Serviços de pesquisa
Requer agendamento.